sábado, 31 de março de 2012

Boulangerie by Stef

Hoje andei o dia inteiro a passear com o computador na mochila sem lhe dar uso específico, talvez tenha servido como haltere dorsal.

Reparei agora que haltere é uma palavra muito esquisita.

Bem, voltei à Boulangerie by Stef, ideia da Cat e que devia ter englobado mais duas almas masculinas, mas que acabou por ser um agradável e feminino afternoon tea (ou afternoon café au lait para mim).

No meio de sirenes de ambulância, sonoras buzinadelas, falhas de electricidade e choros de criança, foi possível criar uma agradável atmosfera estranhamente pessoal na mesa junto à janela, a que tem os bancos esquisitos. E bem, hoje, motivada pela Catarina, decidi provar um croissant acabadinho de fazer, acompanhado do habitual galão. A qualidade deste sítio é inegável, o croissant aparece por si só, estaladiço, pequeno, num cestinho, como a convidar para que seja saboreado assim, sem condimentos extra, mas eu apesar de tudo não resisti à manteiga, num pratinho (pedida três vezes porque se estavam sempre a esquecer).

O galão parece ter sido mais caro do que o croissant e pela primeira vez desde há muito bebi-o com açúcar, porque não havia adoçante. A ausência deste produto complementa bem o espirito rústico e autêntico do resto da casa. O único problema é que não vinha muito quente como tinha pedido, aliás, o único problema é que o sítio é tão autêntico que até faz jus à arrogância francesa, que não podia faltar.

A casa estava cheia pelas 15h e foi esvaziando lá para o fim da tarde, tal como as prateleiras, gosto de intercalar conversa com croissants, manteiga e nutella, gosto de ver a cara de gulosa da Catarina, e mais que tudo, gosto de ouvir as pessoas a falar de si, por mais que elas se desculpem, eu gosto genuinamente de as ouvir, participar, contar aventuras minhas complementares e chegar à conclusão que afinal de contas, ter problemas não é um problema, é normal, é sinal talvez de inteligência, porque quem não pensa nas coisas estará sempre bem na sua vida espiritualmente vazia.

Antes de pagar a conta, 2.40€ pelas duas coisas, ainda provei pão com azeitonas molhado em azeite, apeteceu-me levar o tabuleiro todo, como já tinha dito, qualidade é uma certeza. Adeus mais uma vez Boulangerie, podem não ser muito simpáticos, mas uma coisa incentiva certamente a iniciar conversa: os doces sobre a mesa, porque quando queremos morango e temos pêra, somos obrigados a propor uma troca ao vizinho do lado, e isso acho fenomenal!

Sem comentários:

Enviar um comentário