sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Careca

"Ò careca tira a bóina!"

Lembro-me de uma amiga da minha mãe se fartar de dizer esta frase cada vez que nos referíamos ao velho Careca, café de excelência dos meus tempos de primária, a minha mãe vinha para aqui socializar e eu era arrastada mas entretinha-me, nessa altura entretemo-nos com tudo, jogava à macaca ou andava a correr de um lado para o outro feita parva, a fingir que estava numa história de ficção, ah, ser jovem e despreocupada.


Hoje senti-me mais-ou-menos da mesma maneira quando vim cá provar os famosos croissants carequianos. Não sei se cheguei a prová-los em petiz, mas se provei esqueci-me do sabor, nessa altura, contudo, acho que gostava mais de queques, de os comer tirando as maminhas primeiro, e gostava também de umas bolachas amarelas estranhas, pequenas, ovais e consistentes, com metade sem nada e a outra metade coberta de chocolate. Umas dessas tinham compota de morango por dentro, mas em miúda odiava juntar fruta ao chocolate, e ainda não é das coisas que mais gosto: comida saudável disfarçada.

Pedi dois croissants com a Margarida, estaladiços e cheios de açúcar, uma espécie de brunch pouco saudável, e ainda voltámos para mais um que dividimos (esse estava quentinho!), tentámos procurar em vão outra coisa que nos satisfizesse o apetite mas não vale mesmo a pena: mais um croissant e mais 1.20€ para a senhora da caixa.

Lá fora e cá dentro, comemos na esplanada e no interior, o tempo estava uma caca manhosa, aquele tipo de tempo em que o Sol parece uma lâmpada fundida, num minuto estamos à sombra, no outro estamos a tirar os casacos com calor, noutra altura vem uma ventania danada que nos leva os guardanapos, merda, ao menos no interior só temos de levar com a gritaria das crianças e com o cheiro das pessoas que lá vão, hm... Pensando bem, venha o frio!




Pensamento à parte: porque é que as sirenes das âmbulâncias e INEMs são tão inconstantes? Parece que tocam durante algum tempo e de repente se engasgam e começam a tossir mas em forma de buzina, não percebo, porque não um tinoni regular? Parece que querem provocar enfartes aos velhinhos, irónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário